Os cartões de crédito foram criados para facilitar a vida daqueles que precisam parcelar uma compra em algumas vezes. Além disso, eles garantem mais segurança, já que substituem a necessidade de andar portando muito dinheiro.

Porém, alguns golpes no cartão de crédito têm preocupado muita gente e causado dúvidas sobre como evitá-los e também sobre como eles podem acontecer.

No post de hoje, vamos falar sobre alguns dos golpes mais famosos que envolvem o cartão e dar algumas dicas importantes de segurança que vão ajudar você a evitar quaisquer problemas relacionados a ele.

3 golpes no cartão de crédito mais aplicados

1. Falsa clonagem de cartão

Nesse golpe, os criminosos ligam para as vítimas e se passam por atendentes de banco. Com algumas informações pessoais do portador, alegam que o cartão foi clonado e orientam o “cliente” a entregá-lo para um motoboy cortado ao meio. Como já conhecem algumas informações da vítima, estas acabam fornecendo ainda mais informações e entregando o cartão, possibilitando que os criminosos realizem compras.

Para evitar este tipo de golpe, nunca forneça seus dados a ninguém. Quando receber uma ligação de alguma instituição do banco, peça para que a pessoa desligue e ligue você para o número que está no seu cartão para se precaver.

2. Roubo dos dados pela internet

As compras pela internet facilitam e muito a vida de quem tem uma rotina agitada e não pode ir até as lojas físicas. Porém, alguns criminosos se utilizam da rede para roubar dados, incluindo o número do cartão de crédito.

Ao acessar um site não confiável ou clicar em algum link suspeito, um malware pode ser instalado automaticamente em seu computador, roubando as senhas, números e dados pessoais. O roubo também pode acontecer através da digitação dos dados em uma loja falsa, que existe apenas para captar tais dados das vítimas e não entregam nenhum tipo de produto.

Para ficar longe deste golpe, verifique o certificado digital de segurança das lojas online onde costuma comprar. Normalmente, ele fica no final da página, sendo preciso apenas clicar e conferir se o site é blindado. Além disso, não clique em links enviados por e-mails com nomes que você não conhece e nunca forneça suas senhas online.

3. Golpes com cartão em caixas eletrônicos

Outro golpe muito comum acontece na própria agência bancária. Os criminosos ficam observando as pessoas que entram para sacar dinheiro no caixa eletrônico. Assim que a vítima digita a senha para o saque, outra pessoa, no caixa ao lado, aparenta estar com problemas e pede ajuda. Então, enquanto a vítima está preocupada tentando ajudá-la, um segundo elemento finaliza o saque, roubando o dinheiro.

Para se prevenir, nunca abandone o caixa eletrônico durante uma transação. Se alguém pedir ajuda, oriente a pessoa a chamar alguém do banco para auxiliá-la.

Como você pode ver, os golpes no cartão de crédito vão desde os mais elaborados até os mais simples, aproveitando-se da boa vontade das pessoas. Por isso, é muito importante ficar sempre atento. Caso alguém entre em contato, nunca forneça dados ou senhas pelo telefone, e-mail, WhatsApp e qualquer outro meio que não seja presencial ou na agência.

Quer ficar sempre informado e receber conteúdos como este por e-mail? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!