Conseguir recrutar os melhores profissionais de TI para sua empresa não é uma tarefa fácil. Porém, após a contratação, outra preocupação surge: como reter os talentos e impedir que eles queiram buscar outras oportunidades no mercado?

Algumas estratégias podem ser adotadas pelos gestores para ampliar e garantir a retenção de talentos de TI nas organizações. Confira as 4 principais que separamos para você!

1. Adote uma cultura de boa comunicação

O primeiro passo para estabelecer uma boa comunicação é deixar claro para cada funcionário quais são as expectativas com relação a seu desempenho. Na hora de distribuir tarefas e responsabilidades, o gestor deve explicar claramente o que espera de cada um e como os colaboradores podem cumprir suas metas.

Depois disso, é fundamental fomentar canais de comunicação abertos, de forma que cada funcionário possa compartilhar suas ideias com a equipe. Avaliar os funcionários e oferecer feedback sobre seu desempenho também é imprescindível. Todo profissional deve ter a oportunidade de discutir com seu gestor direto sobre suas realizações e metas.

Para que o gestor conheça seus funcionários e saiba quais são suas necessidades e desejos, é preciso ouvi-los. Uma boa prática é buscar ouvir toda a equipe sempre que um colaborador decidir desligar-se da empresa. Dessa forma, será possível saber se outros membros se sentem como aquele que saiu e como os problemas encontrados podem ser minimizados.

2. Valorize e promova os bons profissionais

Um dos fatores que mais retêm uma pessoa na organização é a possibilidade de aprender, crescer e se desenvolver. O grande desejo do profissional do setor de TI é atuar onde terá planos de evolução profissional. A empresa deve estimular o desenvolvimento da carreira de seus colaboradores e ajudá-los a ampliarem seus conhecimentos.

Promover pessoas da equipe é uma forma de dizer aos outros que o mesmo pode acontecer com eles. Quando alguém não enxerga espaço para progredir dentro da empresa, a tendência é que ele procure um novo emprego.

3. Forneça bons benefícios

Na hora de reter talentos, os benefícios oferecidos pela organização geralmente são vistos como mais importantes do que um bom salário. Na verdade, o que os profissionais valorizam é a forma como a empresa cuida de seus colabores e se preocupa com eles.

Dentre esses benefícios, o plano de saúde é considerado um dos mais importantes. Além disso, benefícios odontológicos, seguro de vida e creche podem fazer com que os funcionários não desejem abrir mão de seus empregos.

4. Permita o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Outro fator muito valorizado pelos profissionais atualmente é a possibilidade de conseguir equilibrar sua vida pessoal com a profissional. Além dos benefícios que demonstram que a organização se importa com sua saúde, o trabalhador quer, por exemplo, a oportunidade de gerir seus horários.

A adoção de horários mais flexíveis é possível por meio da oportunidade de atuação de forma remota. A prática de home-office tem conquistado muitos profissionais e a possibilidade de estar conectado à empresa mesmo distante, através de laptops e smartphones, é um meio de garantir o equilíbrio almejado.

Colocando essas dicas em prática, as chances de sucesso na retenção de talentos na sua empresa são grandes. Se você gostou desse conteúdo, siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que falamos por lá!