Tecnologia é sinônimo de eficiência, agilidade, automação, segurança e mobilidade, não é mesmo? Empreendimentos que lidam com transações financeiras definitivamente precisam estar alinhados com recursos e ferramentas que lhes proporcionem esse tipo de benefício.

Seja agências bancárias ou qualquer tipo de comércio que lida com finanças e operações de crédito, o fato é que estas empresas precisam estar atualizadas quanto às soluções tecnológicas para o mercado financeiro. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Continue a leitura para conferir a nossa lista de soluções tecnológicas que podem transformar o mercado financeiro.

1. Internet das Coisas (IoT)

Considerada um dos avanços da tecnologia mais aguardados da era moderna, aos poucos a Internet das Coisas tem sido implementada em diversos setores comerciais e, logo, integrará o grupo das soluções tecnológicas para o mercado financeiro.

Com a popularização da internet e os avanços em mobilidade, hoje, podemos fazer praticamente tudo que uma agência bancária oferece sem sequer sairmos de casa, basta ter um smartphone e um aplicativo mobile do banco.

Imagine o que os avanços em conectividade que a Internet das Coisas oferece poderão fazer em um futuro não muito distante pelo mercado financeiro.

Todos os serviços serão migrados de vez para o ambiente virtual, além do fato de que o número de dispositivos que realizam as transações financeiras será exponencialmente ampliado.

2. Big Data

A capacidade que a tecnologia Big Data tem para fazer análises inteligentes de grandes volumes de dados em um tempo consideravelmente rápido, pode oferecer incríveis soluções para o mercado financeiro.

As agências bancárias, por exemplo, que estão deixando de ser o centro da realização de serviços por conta dos benefícios do internet banking e estão se tornando uma espécie de ambiente de consultoria para os clientes, poderão melhorar o valor de suas interações com os clientes.

Desse modo, terão um ágil acesso aos dados necessários para realizar as transações bancárias e otimizar o nível de satisfação, por conta da excelência dos serviços oferecidos.

Além disso, os sistemas permitirão aos gestores analisar padrões financeiros de seus clientes, por meio de um grande banco de dados internos e externos (incluindo as informações coletadas nas mídias sociais dos clientes), para que, assim, possam desenvolver um perfil assertivo dos usuários.

Com acesso a esse tipo de informação, será possível traçar as melhores estratégias de atração, além de identificar contas de risco e evitar fraudes financeiras, por exemplo.

3. Inteligência Artificial

Se falássemos sobre Inteligência Artificial há cerca de uma década, qualquer pessoa acharia que o assunto era sobre um filme de ficção científica e robôs que interagem com humanos, não é verdade?

Acontece que, atualmente, a Inteligência Artificial é mais real do que você pode imaginar e está cada dia mais presente em diversos setores empresariais, comerciais e do ramo de entretenimento.

Sua capacidade de interatividade, automação e conversação tem inovado o setor de atendimento ao cliente das empresas e logo integrará o time de soluções tecnológicas para o mercado financeiro.

Aplicar esse conceito pode potencializar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e sistemas altamente interativos, com capacidade de até mesmo “prever” as necessidades dos clientes, de forma autônoma.

4. Mobile Banking

Como citamos anteriormente no artigo, os avanços em mobilidade já estão trazendo grandes soluções tecnológicas para o mercado financeiro, mas a tendência é que as coisas não parem por aí, segundo uma pesquisa realizada pela Febraban.

O comportamento de consumo mudou e as forma de realizar transações financeiras também. O ambiente virtual não é somente um ideal de futuro, mas sim uma realidade em que a sociedade moderna idealiza viver.

Os dispositivos móveis com acesso à internet são a “porta de entrada” para essa realidade futurística em que estamos adentrando. A prova disso é que a opção mobile banking vem ganhando espaço, dia após dia.

Para se ter uma ideia, houve um crescimento de aproximadamente 138% de transações financeiras realizadas por meio de dispositivos móveis, apenas de 2014 para 2015.

Ou seja, podemos afirmar que a tecnologia está mudando a forma como compramos, pagamos nossas contas, fazemos empréstimos e até mesmo nossos investimentos.

Acredita que as soluções tecnológicas citadas no artigo podem transformar o mercado financeiro? Discorda? Deixe um comentário, compartilhando sua opinião com a gente!