Todos os dias nos deparamos com novas tecnologias que podem ou já estão transformando a realidade dos meios de pagamento. O mercado busca incessantemente por Inovações tecnológicas que permitam que operações sejam realizadas de forma mais eficiente, com menos chances de erros e que além disso, possibilite mais comodidade e segurança para os usuários que diariamente exigem experiências mais práticas e completas.

Todos concordamos que em se tratando de tecnologia o futuro já caminha junto com o presente, vemos tendências se concretizando rapidamente, por isso a urgência de sempre sair na frente, adotando novidades que possam nos proporcionar vantagem competitiva!

Pensando nisso, listamos as 5 tecnologias mais comentadas ou esperadas no momento nos meios de pagamento, que talvez você ainda não conheça, mas estão dando grandes sinais com suas soluções seguras e práticas. Confira:

Pagamento Instantâneo

Uma das soluções mais faladas na atualidade e que está prevista para começar a ser utilizada no Brasil em 2020, segundo o Banco Central, permitirá transferências de valores entre pessoa física, empresas e até órgãos governamentais em tempo real. Possibilitando que o serviço esteja disponível 24h por dia, nos sete dias da semana, colocando as funções como TED e DOC em grande desvantagem, já que só podem ser feitas em horário comercial.

Para que a solução funcione será necessária uma conta com um Prestador de Serviço de Pagamento (PSP), e o app instalado do mesmo. A expectativa é que a solução funcione em conjunto com outras tecnologias como o QR Code. O processo eliminará custos e beneficiará e muito os envolvidos, já que não precisará de maquininhas ou cartões para o processo.

De acordo com o Banco Central, o pagamento instantâneo poderá ser utilizadas em diversas situações:

  • P2P – Person to Person: Pagamentos instantâneos utilizados para transferências entre pessoas.
  • P2B – Person to Business: Entre pessoas e estabelecimentos comerciais.
  • B2P – Business to Person: Transferência entre empresas e pessoas físicas.
  • B2B – Business to Business: Entre empresas.
  • P2G – Person to Government: Entre pessoa e o órgão governamental.
  • B2G – Business to Government: Entre empresas e o órgão governamental.
  • G2P – Government to Person: Pagamentos de salários e benefícios sociais feitos pelo governo para uma pessoa.
  • G2B – Government to Business: Pagamento de convênios ou outros serviços feitos pelo governo para uma empresa.

Secure Remote Commerce (SRC)

Solução em fase final de testes que visa unificar e agilizar o check out dos comércios remotos garantindo uma maior segurança e interoperabilidade.

O objetivo é estabelecer uma unificação de pagamentos digitais com segurança, protegendo os dados de pagamento através de uma solução escalável, proporcionando transparência entre os participantes e facilitando a autenticação do portador do cartão. Desta forma, busca minimizar a entrada de dados de pagamentos inseridos pelos consumidores para que sintam mais confortáveis, também permitindo a identificação e autenticação mais consistente e um melhor gerenciamento de fraudes.

No Brasil, alguns destes já estão sendo feitos, mas ainda existem poucos detalhes para as regras e capacidades de implementação.

O Sistema Financeiro Digital (SFD) 

Sistema que visa tornar as transações mais rápidas, baratas, diminuir intermediários e disponibilidade integral. Ele promete transações que levem até 20 segundos para serem realizadas, custo à centavos e entre pessoas, estabelecimento e governo, através da tecnologia Blockchain.

A princípio, apenas os bancos participantes terão esta operação, mas há intenção de expansão. Ainda não existe uma legislação específica para transações financeiras interbancárias digitais, mas conforme o projeto do SFD vai ganhando força a regulamentação do processo deve evoluir naturalmente.      

Near Field Communication (NFC)

Também conhecida como Contactless, é uma das tecnologias que pode ser utilizada em pagamentos. A ação é feito por aproximação e permite, sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), a comunicação entre dois dispositivos compatíveis.

Pensando em encontrar soluções para compras mais ágeis, a tecnologia por aproximação tem avançado para que o processo de pagamento seja feito com maior  rapidez, diminuindo filas e aumentando a retenção de clientes.

A solução tecnológica NFC (Near Field Communication), que pode ser entendida como uma comunicação por proximidade, funciona ao permitir que dois dispositivos troquem dados em uma distância de centímetros, desde que um chip específico esteja instalado em ambos os equipamentos.

Ela é uma tendência dos meios de pagamentos que permitirá realizar transações e pagamentos por meio dos dispositivos em lojas que disponibilizam os terminais de cartão de crédito e conexão com o serviço.

Blockchain 

E um já famoso sistema de registro coletivo de compartilhamento de dados pela rede em forma de blocos. Uma das suas características mais interessantes é que os dados armazenados são criptografados, impossibilitando assim a ação excluir informações após a sua inserção. Desta forma, uma grande vantagem para os meios de pagamentos é a promessa de deixar as transações financeiras muito mais transparentes, dando segurança para o uso de moedas virtuais, como o Bitcoin, além de facilitar de uma forma mais segura conciliações e repasses, e a expectativa de diminuição de valores e taxas utilizadas atualmente no mercado. Espera-se que esta tecnologia ainda seja muito mais explorada.

E você, concorda que essas tecnologias irão mudar a nossa realidade? A realidade de empresas, governo e sociedade? Deixe seu comentário pra gente e fique a vontade para tirar dúvidas ou acrescentar ideias, queremos sempre ouvir você!

Esperamos que o texto tenha sido bastante útil e que você tenha se inspirado de alguma forma, já que precisamos estar atentos às mudanças e cientes de que o mercado está a cada dia mais exigente. Analise suas opções e pense na possibilidade de reformulação das opções oferecidas pelo seu negócio. Esteja preparado sempre!

Talvez você também tenha interesse em: Conheça Double Check! Solução completa para conciliação, liquidação e agenda financeira para Emissores e Adquirentes.