Sabe quando você compra um produto, abre a carteira e tira o dinheiro para pagar? Ou então, utiliza o seu cartão de crédito ou débito, digitando a senha? Pois é, essa imagem está com os dias contados. Em pouco tempo, o smartphone vai substituir o dinheiro vivo e o cartão, trazendo mais comodidade e segurança para você.

O dinheiro deve cair em desuso

Na verdade, utilizar dinheiro vivo em qualquer tipo de compra já é um hábito em desuso em todo o mundo. Além da segurança de não precisar andar com as notas e ser alvo de assaltos, a tecnologia permite muita comodidade.

Lidar com dinheiro em notas e moedas físicas exige que você utilize seu banco de forma quase diária, indo ao caixa para sacar os valores necessários. Ninguém mais precisa fazer isso hoje em dia.

O chamado “dinheiro de plástico” já é uma realidade entre os consumidores. Os cartões de débito e crédito são aceitos por qualquer estabelecimento e permitem que você pague pelas suas compras mesmo sem ter um único centavo na carteira.

Assim, o dinheiro vem se transformando, cada vez mais, em um recurso que você precisa ter na sua conta para viabilizar suas compras. Não é preciso possui-lo em mãos.

Mas não é só isso: a popularização do cartão também facilitou muito o e-commerce, um dos setores econômicos que mais cresce nos últimos anos.

As lojas virtuais comercializam desde roupas até ingressos para shows, possibilitando que você adquira os produtos de que precisa a partir de qualquer lugar do planeta, bastando ter alguma conexão com a Internet.

O smartphone vai substituir o dinheiro

O próximo salto de qualidade, segurança e independência será a entrada dos aparelhos de smartphone como meio de pagamento para qualquer produto. A filosofia é a mesma dos cartões: tendo dinheiro na conta, você pode comprar o que quiser e utilizar seu celular para realizar o pagamento.

Para isso, está em amplo desenvolvimento a tecnologia NFC (Near Field Communication). Trata-se de um chip especial instalado nos celulares, que faz com que eles possam se conectar a aparelhos semelhantes às máquinas de cartões de crédito que existem nos estabelecimentos comerciais.

Com isso, ao adquirir um produto, basta que você aproxime seu aparelho da máquina e digite a senha para realizar o pagamento. Não é prático?

O celular já é uma realidade

A tecnologia NFC será capaz de ampliar a função dos smartphones como meio de pagamento, mas atualmente eles já são usados como ferramenta de compra. A diferença é que, nos dias de hoje, você ainda precisa do número do seu cartão de crédito para efetuar as negociações, mas nem mesmo o plástico físico é necessário.

O smartphone já é um portal para as lojas online, e você pode realizar diversas compras com apenas alguns toques na tela do seu celular ou tablet.

O mesmo vale para a integração com o seu banco: por meio do seu smartphone, você pode realizar transferências, pagamentos e qualquer outra transação disponibilizada pela sua instituição financeira — tudo com muita segurança e praticidade.

Entre os fatos que mais se anunciam para o futuro, a previsão de que o smartphone vai substituir o dinheiro é um dos mais prováveis. Quer saber mais? Leia um pouco sobre o crescimento do mobile banking. Você vai ver que há muitos aspectos sobre a tecnologia dos smartphones que já são realidade para você! Boa leitura!