A velocidade de surgimento das novas tecnologias tem impactado o setor de pagamento eletrônico, viabilizando diferentes alternativas que agradam tanto aos consumidores quanto aos lojistas. O Brasil tem se tornado referência nesse assunto e já é o 3° país no ranking de transações que não envolvem dinheiro, de acordo com o Relatório Mundial de Pagamentos elaborado em 2015.

Conforme o levantamento, os pagamentos eletrônicos cresceram, em média, 9,1% enquanto a emissão de cheques, por exemplo, ficou 7,8% menor. Dentre os fatores que explicam essa mudança no perfil de consumidores e nos métodos de pagamento estão o aumento das compras online, maior oferta de crédito e até mesmo mudanças demográficas.

No texto de hoje vamos apresentar algumas formas diferentes de modernizar processos de pagamento eletrônico para sua loja. Garantir um leque amplo de opções para o cliente pode ser uma vantagem na hora de fechar um negócio. Confira!

Utilizar a versatilidade do sistema POS

Com apenas uma plataforma, o sistema de ponto de venda oferece soluções tanto para quem possui loja física quanto para quem aposta na mobilidade para ganhar clientes. No caso dos pontos físicos, a solução é uma infraestrutura completa, que inclui máquina para cartão de débito e crédito integrado a computador e impressora, tela touchscreen, leitor de código de barras e caixa registradora.

Para quem vende de porta em porta o funcionamento é realizado em sistema mobile, com opções para pagamento online e leitor de cartão que pode estar acoplado a um smartphone.

Diversificar para modernizar processos de pagamento eletrônico

Quanto mais opções são oferecidas aos clientes na hora de concluir a compra online, melhor. Hoje em dia, empresas têm buscado criar soluções fáceis e integradas para facilitar a venda de um produto ou serviço online.

Uma saída que tem se tornado comum é a do carrinho de compras, em que o consumidor agrega os itens e faz um único pagamento, utilizando uma outra empresa como intermediadora da transação.

Atualmente, diversas empresas fazem esse serviço e cada uma delas tem uma maneira diferente de efetuar as cobranças pela transação.

Modernizar as formas de pagamento com cartão de crédito

Preferido por mais de 70% dos consumidores brasileiros nas compras online, principalmente por causa da facilidade de parcelamento, o cartão de crédito também passou por processo de modernização para conseguir chegar a um número maior de clientes — tanto no ambiente físico como no virtual.

No presente, as maquininhas funcionam de forma diferente e se adaptam ao público do vendedor:

  • Máquina tradicional: é encontrada nos estabelecimentos físicos e pode aceitar as mais diversas bandeiras;

  • Máquina para celular: é acoplada ao aparelho celular e ganha destaque por ser portátil;

  • Máquina sem celular: possui pacote de internet próprio e, por isso, dispensa o uso do aparelho.

Independentemente da solução escolhida, é importante pesquisar bem as vantagens e desvantagens de cada método para modernizar processos de pagamento eletrônico de sua loja. É bom ficar atento aos valores e ao procedimento que atende melhor ao seu perfil.

Quer continuar recebendo notícias sobre esse tema? Então, assine nossa newsletter e tenha uma boa leitura!