Ao pagar as suas compras com cartão de crédito, você certamente já foi questionado sobre qual a bandeira dele. Quando se trata do seu cartão, essa até pode ser uma pergunta simples mas… Você é capaz de responder sem pestanejar quais outras bandeiras de cartão de crédito estão disponíveis no mercado?

Ficou na dúvida? Descubra, neste post, quais são as principais. Mas, antes disso, façamos uma breve distinção:

Bandeira x Administradora: afinal, existe alguma diferença?

Para muitos, a resposta para esse questionamento é negativa, porém os dois termos se referem a coisas diferentes.

Administradora

A administradora do cartão é a empresa responsável por administrar o cartão, é essa empresa que se incube das seguintes funções:

  • definir os limites de créditos dos clientes;

  • estabelecer as taxas a serem cobradas;

  • enviar a fatura, comunicados e demais cobranças;

  • se encarrega de manter o relacionamento com clientes, por meio de canais de atendimento ― SAC e ouvidoria, por exemplo.

De maneira geral, pode-se dizer que a administradora é quem cuida da parte burocrática e financeira do cartão e, na maioria das vezes, está vinculada aos grandes bancos. As principais administradoras no Brasil são:

  • Itaucard ― Itaú;

  • Bradescard ― Bradesco;

  • Ourocard ― Banco do Brasil;

  • Hipercard ― Itaú.

Bandeira

A bandeira do cartão de crédito diz respeito à empresa que tem como função principal operacionalizar as transações realizadas por meio do cartão. É a bandeira que define se o cartão será amplamente aceito em diferentes estabelecimentos. Assim, dentro das suas atribuições, podemos citar:

  • desenvolver a tecnologia da informação responsável por organizar o sistema;

  • garantir a agilidade e segurança dos pagamentos;

  • disponibilizar as máquinas aos lojistas ― algumas bandeiras cobram aluguel pelo uso delas.

Quais as principais bandeiras de cartão de crédito disponíveis?

Feitas as devidas distinções entre bandeira e administradora, agora sim podemos listar para você quais são as principais bandeiras de cartão de crédito. Então, vamos lá?

1. Visa

A Visa é uma das bandeiras mais populares no mundo. Com aproximadamente um bilhão de cartões, realiza transações em mais de 200 países e é a bandeira mais aceita em estabelecimentos pelo mundo.

2. Mastercard

É uma empresa americana que conta com cerca de 25 milhões de usuários. Assim como a Visa, a Mastercard também está presente em mais de 200 países e é uma das bandeiras mais conhecidas mundialmente. Seu cartão é aceito em 32 milhões de pontos.

3. Elo

É uma bandeira essencialmente brasileira. A Elo é a junção das atividades relacionadas a cartões das instituições financeiras Banco do Brasil, Caixa e Bradesco.

A bandeira, além do cartão de crédito, oferece também cartões débito e pré-pago. Está presente em 185 países pelo globo e, em razão da parceria com a empresa Discover Network ― uma das maiores do mundo no ramo de pagamentos ―, o cartão Elo é aceito em 35 milhões de estabelecimentos comerciais.

4. American Express

Com 117,8 milhões em pagamentos, a American Express figura entre as cem maiores corporações mundiais. A bandeira está presente em mais de 13 milhões de estabelecimentos pelo mundo. No Brasil, ainda não é muito popular.

Como você pôde perceber, existem diversas bandeiras de cartão de crédito à disposição do usuário. As empresas listadas têm uma grande atuação em todas as partes do mundo, o que torna a utilização dos seus cartões uma experiência de extrema globalização do mercado financeiro.

Agora, que sabe um pouco mais sobre as bandeiras de cartão de crédito, não pare por aqui! Mantenha-se informado sobre esse e outros assuntos seguindo as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no LinkedIn e no Facebook, te esperamos lá!