O mercado financeiro é realmente bastante competitivo. E, por essa razão, os especialistas insistem na necessidade que uma empresa tem de investir em tecnologia para aumentar seu potencial diante dos rivais.

Modernamente, tomar essa ação é relativamente mais fácil, já que existe toda uma gama de produtos tecnológicos a preços acessíveis, atendendo a diferentes perfis de negócio. Você já usa a tecnologia a favor de seu negócio?

Confira abaixo 4 soluções tecnológicas para o mercado financeiro que você pode usar!

1. A tecnologia na nuvem ajuda a reduzir custos

A tecnologia Cloud Computing (na nuvem) oferece uma segurança muito maior para as transações financeiras. É uma tecnologia que vem se destacando, e o mercado financeiro pode usá-la estrategicamente para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência e a gestão do negócio.

A partir da Cloud Computing, outras tecnologias são desenvolvidas a custos bem menores.

2. Boas parcerias entre bancos e empresas de tecnologia

Essas parcerias estão se tornando cada vez mais comuns. São soluções que integram instituições financeiras a empresas que desenvolvem tecnologia de ponta.

É uma forma de os bancos poderem desenvolver suas operações e obterem melhores resultados sem a necessidade de investir diretamente em uma tecnologia própria, pois utilizam os serviços de terceiros.

Assim, eles gastam menos ao mesmo tempo em que fazem uso de soluções tecnológicas avançadas que satisfazem suas necessidades.

3. Aplicativos e as startups continuam oferecendo vantagens

Usar aplicativos é uma forma de automatizar processos, facilitando a vida dos gestores, dos funcionários e dos clientes das instituições bancárias.

Os cartões de créditos, por exemplo, vêm sendo desburocratizados cada vez mais. Hoje, já é possível emitir cartões de forma completamente digital. A operação acontece por meio do celular, envolvendo desde o cadastro de clientes mais novos até o recebimento de faturas (potencial mobile). Dessa maneira, é possível cortar custos associados ao cliente e até oferecer anuidade zero.

Os bancos do Brasil estão entre os mais desenvolvidos tecnologicamente no mundo. Essa tecnologia ajuda a diminuir os efeitos negativos da inflação, a aumentar a produtividade e a melhorar o relacionamento com o cliente.

Veja as áreas nas quais startups e aplicativos estão inovando no mercado financeiro:

  • planejamento (aplicativos que se integram às contas de muitas pessoas, ajudando na gestão financeira);
  • investimentos (aplicativos que ajudam os usuários a investir, sugerindo investimentos a partir de determinadas informações);
  • seguros (plataformas que realizam cotações e contratações online);
  • empréstimos (startups, ou fintechs, que recebem recursos de investidores e emprestam dinheiro às pessoas, jurídicas ou físicas, com taxas inferiores às dos bancos);
  • meios de pagamento (cartões de crédito/débito que possuem inteligência artificial, investindo de forma automática o dinheiro do cliente).

4. Internet das coisas e ambiente virtual facilitam o mundo das finanças

O uso de computadores, smartphones, tablets, smart TVs, softwares e diversos outros produtos, eletrônicos ou digitais, permite uma interação muito mais profunda entre o cliente e os serviços oferecidos nas instituições financeiras.

Trata-se de fundir a realidade física ao mundo virtual de maneira indissolúvel.

Um conceito que merece ser lembrado é o de internet das coisas, que certamente possibilitará multiplicar o nível de conectividade já existente, possibilitando a comunicação total entre os objetos e entre eles e o usuário.

Dessa maneira, com o auxílio da virtualização das coisas, os serviços prestados pelo mercado financeiro serão transferidos definitivamente para o universo digital, oferecendo a chance de ampliar ainda mais a quantidade de dispositivos que realizam as operações financeiras.

O que você pensa sobre as soluções tecnológicas para o mercado financeiro? Aproveite para seguir a B2Card nas redes sociais: Facebook e Instagram — e conhecer melhor as soluções que ela oferece!