Vivemos em uma cultura de constante evolução tecnológica e, frequentemente, nos deparamos com soluções inovadoras para problemas cotidianos. Com o decorrer dos anos, todo o nosso estilo de vida tem sido modificado por conta da forte presença da tecnologia, principalmente quando se trata do âmbito digital.

O modo como assistimos televisão, ouvimos música, estudamos, falamos com nossos amigos, fazemos compras e até mesmo como realizamos nossos pagamentos, mudou. Graças à tendência da virtualização de sistemas, podemos afirmar que nossas vidas giram em torno da internet.

No conteúdo de hoje, falaremos sobre o que é a virtualização de pagamentos e como as vantagens dessa incrível tecnologia têm conquistado lojistas e consumidores.

O que é virtualização de pagamentos?

O termo pode parecer novo, mas a realidade é que a virtualização de pagamentos é uma tendência que tem se popularizado com intensidade nos últimos anos, principalmente por conta da forte presença da tecnologia mobile na vida das pessoas.

O exemplo mais prático de virtualização no setor de pagamentos são as famosas “compras com um clique”, onde os dados de pagamento do usuário são registrados previamente, como número do cartão de crédito ou informações bancárias, permanecendo armazenados de forma segura no sistema, para agilizar o processo de compra em futuras operações.

Esse modelo se popularizou no ambiente virtual, mas desde que os dispositivos móveis começaram a se equiparar com os computadores no quesito “recursos”, a virtualização de pagamentos tem sido praticada e muito bem aceita no mundo físico também.

Como funciona?

Normalmente, as empresas que oferecem esse tipo de serviço seguem um padrão:

  • a cliente precisa digitar seus dados de pagamento apenas na primeira compra;

  • suas informações permanecem registradas no sistema (apenas se o cliente autorizar);

  • caso o cliente opte, ele não precisará digitar os dados novamente em sua próxima compra;

  • os dados permanecem armazenados no sistema da empresa que fornece o serviço de virtualização de pagamentos, e não na loja (forma de garantir a segurança contra fraudes).

Quais as principais vantagens?

1. Agilidade no processo de compra

Uma das grandes vantagens da virtualização de pagamentos é a agilidade que ela oferece ao processo de compra, tornando-o rápido e eficiente.

2. Mais conforto para o consumidor

O fato de não precisar fornecer seus dados pessoais a cada compra realizada em um estabelecimento, torna todo o processo mais confortável e prático para os consumidores.

3. Eliminação dos riscos de vazamentos de dados do cartão

Os dados fornecidos pelo cliente permanecem armazenados em um sistema altamente protegido. Além disso, o fato de descartar a necessidade de digitar as informações do cartão elimina qualquer risco de vazamento de dados e mantém a segurança dos pagamentos.

4. Facilidade para pequenos empreendedores

Graças à virtualização de pagamentos, muitas empresas de pequeno porte e microempreendedores agora podem oferecer mais opções de pagamentos para seus clientes, ampliando seus ganhos e conquistando vantagem competitiva.

5. Tem a personalidade do consumidor moderno

O consumidor da era da informação é aquele que vive antenado a todas as novidades sobre tecnologia, além de acompanhar todos os acontecimentos pelas redes sociais, dar opiniões e compartilhar conteúdo.

As redes sociais têm possibilitado que empresas incluam soluções de pagamentos em seus perfis oficiais para integrar a experiência de compra no mesmo ambiente de interação social que as mídias digitais proporcionam.

A virtualização de pagamentos é, sem dúvidas, uma das tendências tecnológicas mais promissoras da atualidade. Sua versatilidade e segurança são os principais fatores que têm impulsionado sua popularização entre empreendedores dos mais diversos setores e consumidores. Podemos afirmar que a virtualização é o futuro das soluções dos meios de pagamento.

Quer continuar por dentro das maiores novidades sobre virtualização e soluções tecnológicas para pagamentos? Então siga a fanpage da B2Card e acompanhe todos os nossos posts!