A conciliação de cartão de crédito é um procedimento muito importante para evitar que a sua empresa venha a sofrer perdas. Quando não há essa conciliação, o seu negócio corre o risco de tomar grandes prejuízos, pois você fica cada vez mais suscetível ao erro.

Essa ação é indispensável porque a maioria dos consumidores opta por realizar suas compras por meio do cartão de crédito devido à facilidade no pagamento.

E para ajudar a entender a importância da conciliação do cartão de crédito, vamos apresentar, neste artigo, o seu conceito e explicar como funciona. Continue lendo e confira!

Entenda o que é conciliação de cartão de crédito

A conciliação de cartão de crédito é quando se faz o controle de todas as transações comerciais, ou seja, você vai fazer a verificação de todas as vendas efetuadas pelo cartão e depois compará-las com os registros das operações da sua loja.

A conciliação permite que você analise se os valores conferem com o real preço dos produtos, se existe algum cancelamento de compra que não foi previsto, se houve vendas em duplicidade etc.

Todos os dados fornecidos pela operadora do cartão devem bater com o seu controle de vendas e, principalmente, com o fluxo de caixa.

Para fazer a conciliação do cartão de crédito não existe segredo. Para facilitar o entendimento, separamos algumas dicas para você. Acompanhe!

Registre todas as vendas efetuadas com o cartão

Todas as vendas que forem efetuadas com o cartão devem ser registradas no seu controle interno. Esse processo vai ajudar a identificar se houve alguma venda em duplicidade, se o valor da compra foi debitado, se a operadora do cartão registrou a venda efetuada etc.

Qualquer desses erros — se não identificados com antecedência — pode trazer sérios transtornos para o negócio. Um cliente que teve problemas com o pagamento dificilmente voltará a comprar no seu estabelecimento. E o pior: ele pode compartilhar com seus amigos e familiares a péssima experiência que teve.

Gere relatórios dos valores repassados para as operadoras de cartões

Toda operadora de cartão de crédito efetua a cobrança de uma taxa sobre cada venda gerada. Portanto, é imprescindível que você gere e verifique, minuciosamente, os relatórios dos valores repassados para a adquirente.

Por meio desses relatórios, você poderá observar se o valor cobrado tem prejudicado o seu negócio e também pode compará-los com taxas de outras operadoras, analisando qual é a melhor opção para a sua empresa.

Faça o controle uma vez por semana

Esse controle deve ser feito, pelo menos, uma vez por semana. Separe um dia para analisar todos os números e verificar se tudo está em ordem.

Quanto antes você identificar o problema, mais chances você terá de resolvê-lo sem lesar o seu negócio.

Automatize os processos

Além da agilidade no cumprimento das tarefas, com a automatização dos processos você terá em mãos dados mais precisos. Além do mais, seus colaboradores perdem muito tempo realizando o controle manual e acabam deixando de lado tarefas mais importantes.

Com o uso da tecnologia, sua equipe será mais produtiva e terá tempo para focar outros projetos, como criação de estratégias para aquisição de novos clientes, aumento das vendas, recorrência de compra etc.

Realizar a conciliação de cartão de crédito não é algo tão difícil, não é mesmo? Basta se organizar e seguir todas as nossas dicas — você vai notar uma grande diferença na resolução de problemas e no controle financeiro do seu negócio.

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