É notável que diariamente empresas de meios de pagamentos se deparam com as dificuldades envolvidas no processo de determinar se os saldos confirmados e liquidados pelos membros envolvidos estão de acordo com o volume processado pelo emissor, processadora e bandeira.
Se você está inserido neste meio, também sabe da dificuldade em manter todas as informações gerenciais centralizadas e atualizadas constantemente, já que coexistem vários processos e procedimentos, controlando diversos tipos de dados, em planilhas eletrônicas ou em formulários não sincronizados. Todo este processo manual acaba dificultando muito a rotina, a exatidão e a produtividade.
Pensando em uma forma assertiva de realizar a integração das informações providas pelos sistemas dos membros envolvidos no processo de conciliação e liquidação, listamos abaixo 5 dicas para que você tenha uma boa gestão financeira!
1º – Coleta de Dados
É necessário coletar os dados referentes ao movimento de transações autorizadas e confirmadas pela bandeira, com o objetivo de checar posteriormente se as respectivas transações foram processadas de forma correta.
Para que se tenha um bom resultado no final de cada processo, é preciso que a equipe responsável se atente para trabalhar com os relatórios diários emitidos por cada fonte de informação:
- Relatório do movimento de compras autorizadas pelo emissor.
- Relatório com a movimentação dos débitos realizados em conta.
- Relatório com a agenda de liquidação das bandeiras.
- Relatório com a movimentação financeira fornecido pela CIP.
2º – Conferência de Dados
É o processo de comparação das informações geradas pelos sistemas internos do emissor com as informações constantes dos relatórios enviados pelas bandeiras. Nesta conferência você deve certificar se:
- Todas as transações autorizadas foram confirmadas pela bandeira.
- As compras no débito estejam batendo com os débitos realizados em conta corrente.
- A agenda de liquidação prevista está batendo com o saldo liquidado pela bandeira.
- O saldo liquidado pela bandeira está batendo com o saldo liquidado da câmara de compensação (CIP).
- Todo controle de estoque de parcelado está evidenciado.
3º – Gestão de Pendências
É importante que um relatório de pendência seja gerado para acompanhamento de possíveis divergências identificadas durante os processos anteriores.
4º – Controle de Repasses
Um relatório comparativo final deve constar os dados de todos os protagonistas do processo:
- Dados internos.
- Dados da bandeira.
- Repasse final emitido pelo órgão responsável (CIP).
5º – Automatização do Processo
Você deve se beneficiar da tecnologia para que o seu setor seja mais produtivo e assertivo e possa focar em outros projetos. Pensando em precisão de resultados e controle de tempo, atualmente é possível que todo este processo seja feito automaticamente, proporcionando ao Emissor/Adquirente relatórios em tempo real garantindo a precisão dos dados coletados e assertividade na gestão financeira.
Atualmente você pode contar com uma plataforma completa e inteligente que realiza de forma assertiva a integração das informações providas pelos sistemas dos membros envolvidos no processo de liquidação.
Realizar a gestão da conciliação, liquidação e agenda financeira é mais fácil do que você imagina. Se organize e siga todas as nossas dicas! Chegou a hora de você simplificar a sua gestão financeira com muito mais assertividade e controle!
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso blog, redes sociais ou entre em contato conosco!
Esperamos que o texto tenha sido útil para suas estratégias de como melhorar a sua gestão financeira. Fique à vontade para tirar dúvidas ou acrescentar ideias, queremos sempre ouvir você!
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